Notícias

Quais documentos preciso para vender meu imóvel?

19/08/2021 - Venda de imóvel

noticias

Agora que você já deu o primeiro passo para a venda do seu imóvel, é imprescindível que todos os documentos estejam em dia para que a sua negociação seja um sucesso. Todos os envolvidos na venda do imóvel devem apresentar as documentações que tornam a transação legítima perante a lei e você, vendedor, é quem fica com os detalhes mais burocráticos

 

A primeira informação que você precisa saber é que a documentação exigida para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica são diferentes, então é preciso se atentar a qual das duas você faz parte para que o processo aconteça da maneira correta e sem complicações futuras. Vamos começar pela Pessoa Física?

 

Documentação do vendedor – Pessoa Física

 
  • Cópia do RG e CPF;

  • Comprovante de Estado Civil – certidão de nascimento, caso seja solteiro e certidão de casamento, caso seja casado;

  • Comprovante de endereço;

  • Certidão do Distribuidor Cível – solicitada no site do TJSP;

  • Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas – solicitada em qualquer cartório;

  • Certidões de feitos – uma emitida pela Justiça Federal e outra pela Justiça do Trabalho;

  • Certidão Negativa de Débitos – emitida pela Receita Federal;

  • Certidão de Execução Criminal – SAJ PG5 e SIVEC.

As certidões não são documentos emitidos na hora e você precisa solicitá-las com, pelo menos, 5 dias de antecedência ou o processo da venda irá atrasar por mais alguns dias. 

 

Documentação do vendedor – Pessoa Jurídica

Neste caso, as certidões do tópico anterior permanecem na lista e você precisará acrescentar:

  • Cópia do Contrato Social;

  • Cópia do RG e CPF dos representantes legais;

  • Cópia da última alteração contratual;

  • Cópia do Balanço Patrimonial atualizado;

  • Cópia do cartão do CNPJ;

  • Cópia dos 3 últimos extratos bancários da Pessoa Jurídica.

 

Agora que você já tem os seus documentos em mãos, chegou a hora de preparar a papelada do imóvel para dar início ao processo de venda.

 

Documentação do imóvel

Todos os documentos servem para certificar que o vendedor está apto e sem dívidas em relação ao que está vendendo. Para isso, a documentação do imóvel, além de ser essencial para a atualizar os dados de acordo com o comprador, futuro proprietário, todas as informações fornecidas precisam estar corretas, desde o seu registro aos possíveis débitos. Confira itens são necessários: 

  • Matrícula do registro atualizada – solicitada junto ao Cartório de Registro de Imóveis no qual ele está registrado;

  • Escritura do imóvel no nome do vendedor;

  • Cópia do IPTU do ano vigente;

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — guia emitida pela secretaria da prefeitura;

  •  Certidão Negativa de Débitos Municipais — que também é solicitada na secretaria da prefeitura;

  • Declaração de quitação condominial  assinada pela administradora do condomínio ou síndico, em caso de imóveis localizados dentro de condomínios.

Assessoria imobiliária

Durante a venda do seu imóvel, é preciso prestar bastante atenção em toda a papelada requerida para dar sequência à finalização das negociações. Para diminuir as suas chances de se preocupar com o processo e ficar preso em burocracias, o ideal é ter um imobiliária para intermediar todo o processo.

A Oten Imóveis possui atendimento personalizado e te dá assistência durante todas as etapas de venda da sua casa.

Preencha o formulário e entre em contato com a nossa equipe!

 

 




Fonte: Oten Imóveis

Informe o número correto
icone-whatsapp 1