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Aprenda o que é preciso para vender a sua casa

10/06/2021 - Como vender meu apartamento/casa

                                                                                         
                                                                                               

Em um cenário com 27,1% de aumento nas ofertas de imóveis no estado de São Paulo, segundo o Sindicato da Indústria da Construção (SindusCon-SP), vender um imóvel parece um processo complicado.O empenho do proprietário é essencial para a conclusão da venda, mas nem sempre todos sabem o que é preciso fazer para facilitar o processo. Neste artigo, você aprende todas as estratégias primordiais que irão otimizar e viabilizar o sucesso da venda da sua casa.


Apresentando a casa

Na hora de adquirir um imóvel, os compradores procuram por informações claras em um só lugar. Desta forma, você já pode imaginar que a apresentação é a alma do negócio e precisa entender que existem dois pilares para torná-la assertiva: a descrição e a estética.

Criando a descrição

A descrição da casa vai ser o primeiro contato do comprador com informações que podem ser decisivas para considerá-la como opção de compra. É preciso que o texto seja convidativo e contenha todos os dados que destacam os diferenciais que o imóvel tem.
Faça uma lista com informações relevantes como a localização da casa, o tamanho em metros quadrados, o número de cômodos, os detalhes do condomínio e as atividades de lazer que podem ser feitas dentro dele, por exemplo. Após a listagem, compile tudo em um texto simples e claro.
 

Análise estética: minha casa está apresentável para venda?

 

 

Boa localização, valor compatível ao mercado e tamanho do imóvel são fatores analisados pelos compradores, mas todos eles podem ser desvalorizados dependendo das condições de conservação da casa.
Antes de anunciar a venda, avalie se o espaço está esteticamente apresentável e com todas as suas funcionalidades em dia. No primeiro instante, foque na limpeza de todos os cômodos da casa e certifique-se que ela estará arejada e iluminada para as visitas que serão agendadas.
Também é preciso prestar atenção na pintura das paredes internas e externas, assim como na funcionalidade de portas, janelas, torneiras e demais áreas da casa — a falta de manutenção pode ocasionar na desistência do comprador.

Documentação necessária

Reunir a documentação pode ser um dos processos burocráticos para a venda da sua casa. É imprescindível que você conheça todos os itens para solicitá-los quando necessário.
Existem duas categorias de documentos — os referentes ao proprietário do imóvel e aqueles que são do imóvel. Veja a lista de cada um deles:

Documentos do Proprietário do Imóvel

    Cópia da carteira de identidade e do CPF;

    Cópia da certidão de estado civil — certidão de nascimento, caso seja solteiro e certidão de casamento, caso seja casado;

      Certidão do Distribuidor Cível — solicitada no site do TJSP;

    Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas — solicitada em qualquer cartório;

    Duas certidões de feitos, uma emitida pela Justiça Federal e outra pela Justiça do Trabalho.

Documentos da Casa

      Certidão de Propriedade ou Registro — solicitada junto ao Cartório de Registro de Imóveis no qual a casa está registrado;

      Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — guia emitida pela secretaria da prefeitura;

      Certidão Negativa de Débitos Municipais — que também é solicitada na secretaria da prefeitura;

      Declaração de quitação condominial  assinada pela administradora do condomínio ou síndico, em caso de casas localizadas dentro de condomínios.
 


Assistência do Corretor de Imóveis






Para alavancar a venda da sua casa, contar com a assistência de um Corretor de Imóveis agiliza o processo, afinal, ele é um profissional de confiança, especializado no mercado imobiliário e que irá intermediar o anúncio, as visitas no imóvel e a prospecção de clientes interessados.


Para alavancar a venda da sua casa, contar com a assistência de um Corretor de Imóveis agiliza o processo, afinal, ele é um profissional de confiança, especializado no mercado imobiliário e que irá intermediar o anúncio, as visitas no imóvel e a prospecção de clientes interessados.
Durante a escolha do seu corretor é preciso prestar atenção em um detalhe: todos os profissionais da área precisam ser certificados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o Creci. Para saber se o profissional escolhido está registrado, pergunte a ele o nome completo e o número do Creci — é dever do corretor passar as informações, que podem ser checadas no site do conselho regional de cada estado.

Atendimento personalizado

A Oten conta com um time de corretores de imóveis que possuem conhecimento vasto sobre as regiões residenciais de São José dos Campos e do Vale do Paraíba, que irão te assessorar durante todas as etapas do processo de venda, desde o anúncio até a assinatura do contrato. Com a assistência da nossa equipe, você poupa tempo, centraliza todas as informações em um profissional com experiência de mercado e garante a segurança na sua transação imobiliária — todos os nossos corretores são credenciados pelo Creci, órgão fiscalizador da profissão.
Agora que você sabe tudo o que é preciso para a venda da sua casa, o próximo passo é anunciar o seu imóvel.
 

A Oten Imóveis possui atendimento personalizado e te dá assistência durante todas as etapas de venda da sua casa.
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Fonte: Oten Imoveis

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